Reestruturação COnsular: Governo Francês é esperança de emigrantes

Data:

O Colectivo de Defesa dos Consulados de Portugal em França mantém a manifestação prevista para 9 de Agosto, no Rossio, em Lisboa, e deposita agora as esperanças no governo francês que, defendem, tem de avalizar a reestruturação consular. “De acordo com o artigo 4 da Convenção de Viana, um país que queira abrir, fechar, requalificar ou desclassificar consulados tem de pedir o aval ao país de acolhimento”, explicou António Fonseca, da secção de França do Conselho das Comunidades Portuguesa (CCP) à saída de uma reunião com o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, que decorreu no passado dia 5.

O responsável integra uma delegação do Colectivo de Defesa dos Consulados que realizou uma visita de três dias a Lisboa, entre 3 e 6 deste mês, para reuniões com grupos parlamentares, sindicatos e associações de municípios, entre outros, no sentido de os sensibilizar para a questão da reestruturação consular. António Fonseca disse não saber se Portugal pediu ou não o aval francês, mas garantiu que “da parte francesa não há muita vontade em ver reduzida a presença portuguesa no país”. Entretanto, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades afirmou à Agência Lusa que “estão a ser cumpridas todas as diligências no sentido do cumprimento da Convenção de Viana”. António Fonseca disse ainda que o secretário de Estado das Comunidades vai deslocar-se “muito em breve” a França para explicar a reestruturação consular. António Fonseca disse que os membros do Colectivo ficaram “surpreendidos e admirados” com “uma certa resignação” dos deputados do PSD e do PCP, com quem se reuniram, perante a medida do governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.