Instituto Vinho do Porto aposta no mercado brasileiro

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Considerado um mercado estratégico para os vinhos do Douro e Porto, o Brasil tem apresentado um crescimento muito positivo. Neste sentido, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) volta a apostar neste mercado com uma variedade de acções de promoção. Brasília, São Paulo e Curitiba são as cidades brasileiras onde serão desenvolvidas, durante a primeira quinzena de Julho, várias iniciativas para promover estes vinhos. Entre degustações, provas e formação, o Vinho do Porto promete continuar a distinguir-se no Brasil. As acções promocionais do IVDP iniciam-se já no próximo dia 4 de Julho, na Embaixada de Portugal em Brasília, com a “Grande Prova de Vinhos do Douro e do Porto”. Entre profissionais, jornalistas e enólogos, são esperados cerca de 300 convidados para a prova, organizada em conjunto pelo IVDP, ICEP e Embaixada de Portugal, na qual estarão representadas 23 marcas de vinho do Douro. Estas acções de promoção continuam em São Paulo, com um jantar organizado pelo IVDP, no qual vão ser servidos vinhos da Região Demarcada do Douro. Esta iniciativa, designada “Restaurante e Chefes de Prestígio”, vai decorrer no requintado restaurante “Le Coq Hardy” e conta com uma ementa criada pelo conceituado chef francês Pascal Valero. Curitiba é a outra cidade brasileira que vai ser palco de duas desta iniciativas. Um jantar de harmonização, elaborado por Celso Freire (considerado o melhor chef de Curitiba) e por Daniela Prosdócimo Caldeira, vai ter lugar no restaurante “Boulevard”, um dos melhores de Curitiba. No dia 10 de Julho, decorre uma prova no Pestana Curitiba Hotel que reúne 12 das mais importantes empresas importadoras de vinhos do Brasil. Ao longo de 5 horas, mais de 100 vinhos do Douro e do Porto vão ser degustados por especialistas, jornalistas, profissionais e, essencialmente, apreciadores. Com um crescimento importante verificado nos últimos anos, as exportações de vinhos do Porto para o Brasil, aumentaram mais de 80% em três anos, passando de cerca de 588.000 garrafas em 2003, para 1.078.500 no final de 2006. Relativamente aos vinhos do Douro, o crescimento dos últimos dois anos rondou os 30%, com um total de 947.000 garrafas em 2006. Actualmente, o Brasil constitui o 4º mercado de comercialização de vinhos do Douro e 10º mercado mundial, em volume, de Vinho do Porto. Em 2006, o valor global de exportações de vinhos do Douro para o Brasil atingiu os 5,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 10,6% comparativamente a 2005.

 

 

 

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