Evocar a vivência do Verão à beira-mar na linha do Estoril na década de 30, é o objectivo da exposição documental e fotográfica que a Câmara Municipal de Cascais mantém patente no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril.
No início do século XX, os banhos de mar, tal como as termas, eram de natureza terapêutica, pelo que a estadia nas praias era vigiada e não ultrapassava o tempo necessário às imersões prescritas pelo médico.
Menos de duas décadas depois, deixando para trás uma traumatizante e devastadora guerra mundial, o cenário à beira-mar era já completamente diferente: às virtudes terapêuticas dos banhos de mar juntaram-se as alegrias dos banhos de sol e a preocupação da burguesia dos novos tempos com a saúde e o desporto a legitimar o ideal do corpo quase nu e dourado. A moda na praia começou a assumir uma nova e crescente importância.
É a história desse outro tempo, em que o Verão na Costa do Sol se vivia à beira-mar com a intensidade própria da novidade, que a exposição »Memórias de Verão: A Costa do Sol e o Estoril nos Anos 30» evoca, ficando patente até ao final de Setembro.