“Encompassing the Globe: Portugal and the world in the 16th and 17th Centuries” é sem dúvida a maior exposição de sempre a nível mundial sobre Portugal. Organizada pelo prestigiado Instituto Smithsonian é uma mostra única atavés da arte do papel dos portugueses no mundo naqueles séculos. Vai estar em Washington até Setembro na Freer Galery e fica desde já um convite a todos os portugueses para que a visitem e sintam o orgulho se “ser português” aqui e agora…
Ao longo do séc. XVI, os navegadores portugueses desbravaram as águas internacionais criando uma nova rede de comércio global ligando a Europa a territórios do Brasil, África, Golfo Pérsico, índia, Ceilão (actual Sri Lanka), Indonésia, China e Japão e, assim, transformando as relações comerciais e desenvolvendo um intercâmbio cultural sem precedentes.
É neste sentido que a exposição “Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries” explora a criação artística que consequentemente floresceu quando os navegadores portugueses espalharam pelo mundo novas técnicas e imagens. A exposição patente em Washington foi solenemente inaugurada pelo Presidente da República e apresentará cerca de 300 peças
produzidas por cada uma das culturas contactadas pelas primeiras rotas comerciais de Portugal. Inicialmente exibidas em “gabinetes de curiosidades” – os predecessores do museu moderno – e em colecções aristocráticas, hoje dispersas em museus e colecções privadas de todo o mundo, são pinturas, esculturas, manuscritos, mapas, primeiras edições impressas e outros objectos que, reunidos, oferecem uma imagem única de, à época, um “Novo Mundo” em formação. A exposição, a mais ambiciosa nos 19 anos de existência da Galeria Sackler, ocupará todo o seu espaço expositivo e, também, as galerias do adjacente Museu Nacional de Arte Africana. As galerias da Sackler e de Arte Africana apresentarão, de igual modo, arte contemporânea relacionada com os temas da exposição histórica.
Dos Habsburgos aos Médicis
Serão incluídas peças exóticas Kunstkammer coleccionadas pelos Habsburgo e pelos Medici, entre outros, reunidas a partir de colecções europeias, mapas raros do séc. XVI de cartógrafos portugueses e florentinos, requintadas tubas de caça e saleiros esculpidos em marfim na África Ocidental e Central, estátuas de terracota e outras obras religiosas do Brasil do séc. XVII, peças de madrepérola da índia em montagens europeias de prataria e instrumentos científicos produzidos para a Corte Imperial Chinesa pelos primeiros missionários Jesuítas.
Muitas peças expostas nesta secção foram emprestadas por alguns dos principais museus portugueses, entre eles o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Etnográfico da Sociedade de Geografia de Lisboa, o Museu do Palácio Nacional da Ajuda, o Museu de Grão Vasco e, também, por coleccionadores privados de Portugal e de todo o mundo.
Organizada pelas galerias Freer Gallery of Art e Arthur M. Sackler Gallery, da Smithsonian, a exposição Encompassing the Globe ficará patente ao público até 16 de Setembro de 2007.
A acompanhar a exposição será publicado um catálogo em três volumes contendo um elevado número de ensaios ilustrados e reproduções a cores de cada uma das peças expostas. Serão realizados vários programas públicos educativos incluindo filmes, espectáculos e palestras. Para mais informações, pode visitar a secção de exposições das Galerias no síte: www.asia.si.edu.