EUA acolhe até Setembro maior exposição de sempre sobre Portugal

Data:

“Encompassing the Globe: Portugal and the world in the 16th and 17th Centuries” é sem dúvida a maior exposição de sempre a nível mundial sobre Portugal. Organizada pelo prestigiado Instituto Smithsonian é uma mostra única atavés da arte do papel dos portugueses no mundo naqueles séculos. Vai estar em Washington até Setembro na Freer Galery e fica desde já um convite a todos os portugueses para que a visitem e sintam o orgulho se “ser português” aqui e agora…

Ao longo do séc. XVI, os navegadores portugueses desbravaram as águas internacionais criando uma nova rede de comércio global ligando a Europa a territórios do Brasil, África, Golfo Pérsico, índia, Ceilão (actual Sri Lanka), Indonésia, China e Japão e, assim, transformando as relações comerciais e desenvolvendo um intercâmbio cultural sem precedentes.

É neste sentido que a exposição “Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries” explora a criação artística que consequentemente floresceu quando os navegadores portugueses espalharam pelo mundo novas técnicas e imagens. A exposição patente em Washington foi solenemente inaugurada pelo Presidente da República e apresentará cerca de 300 peças

produzidas por cada uma das culturas contactadas pelas primeiras rotas comerciais de Portugal. Inicialmente exibidas em “gabinetes de curiosidades” – os predecessores do museu moderno – e em colecções aristocráticas, hoje dispersas em museus e colecções privadas de todo o mundo, são pinturas, esculturas, manuscritos, mapas, primeiras edições impressas e outros objectos que, reunidos, oferecem uma imagem única de, à época, um “Novo Mundo” em formação. A exposição, a mais ambiciosa nos 19 anos de existência da Galeria Sackler, ocupará todo o seu espaço expositivo e, também, as galerias do adjacente Museu Nacional de Arte Africana. As galerias da Sackler e de Arte Africana apresentarão, de igual modo, arte contemporânea relacionada com os temas da exposição histórica.

Dos Habsburgos aos Médicis

Serão incluídas peças exóticas Kunstkammer coleccionadas pelos Habsburgo e pelos Medici, entre outros, reunidas a partir de colecções europeias, mapas raros do séc. XVI de cartógrafos portugueses e florentinos, requintadas tubas de caça e saleiros esculpidos em marfim na África Ocidental e Central, estátuas de terracota e outras obras religiosas do Brasil do séc. XVII, peças de madrepérola da índia em montagens europeias de prataria e instrumentos científicos produzidos para a Corte Imperial Chinesa pelos primeiros missionários Jesuítas.

Muitas peças expostas nesta secção foram emprestadas por alguns dos principais museus portugueses, entre eles o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Etnográfico da Sociedade de Geografia de Lisboa, o Museu do Palácio Nacional da Ajuda, o Museu de Grão Vasco e, também, por coleccionadores privados de Portugal e de todo o mundo.

Organizada pelas galerias Freer Gallery of Art e Arthur M. Sackler Gallery, da Smithsonian, a exposição Encompassing the Globe ficará patente ao público até 16 de Setembro de 2007.

A acompanhar a exposição será publicado um catálogo em três volumes contendo um elevado número de ensaios ilustrados e reproduções a cores de cada uma das peças expostas. Serão realizados vários programas públicos educativos incluindo filmes, espectáculos e palestras. Para mais informações, pode visitar a secção de exposições das Galerias no síte: www.asia.si.edu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.