Manuel Gomes da Silva- Luxemburgo
Joaquina da Cunha, Presidente e Fundadora da AFPDM – Association Franco-Portugaise pour la Defense des Malades, em La Rochelle, França. Manuel Gomes da Silva, Presidente e Fundador da Comissão dos Ex-Militares no Luxemburgo. António Oneto, membro da direcção e Fundador da ARMCPF – Associação dos Reformados e dos Ex-Militares e Ex-Combatentes Portugueses de França, apelam a todos os emigrantes para participar activamente na concentração do dia 09 de Agosto em Lisboa, na Praça do Rossio às 15H00.
Nós, dirigentes sssociativos, membros de Associações de Defesa dos direitos inalienáveis que nos são garantidos pela Constituição Portuguesa, exigemos que o Governo cumpra:
* O artigo 64º “… todos tem direito a protecção da saúde e o dever de a defender e promover.
* O artigo 276º ” … nenhum cidadão pode ser prejudicado nos seus benefícios sociais em virtude do cumprimento do serviço militar obrigatório utilizando a lengalenga da contenção orçamental, o Governo tem demonstrado o maior desprezo pelos direitos constitucionais dos emigrantes, não reconhecendo o tempo de serviço militar para efeitos de reforma, dando uma má assistência médica aos emigrantes, fechando os consulados, não garantindo o ensino do português, etc.
Não há memória duma tão grande contestação e de protesto contra as medidas do Governo Português na área das Comunidades Portuguesas. Em vários países organizaram-se manifestações frente às embaixadas e consulados. Muitos milhares de compatriotas manifestaram o seu descontentamento é tempo de levarmos este protesto até Lisboa. A indiferença do Governo face às nossas justas revindicações, merece uma mobilização massiva e pujante dos emigrantes que representam mais de um terço da população portuguesa.