Suiça: Trabalhadores portugueses da construção receiam perder direitos

Data:

A rescisão da Convenção Nacional de Trabalho para a construção civil, uma decisão tomada recentemente pela Sociedade dos empreiteiros e construtores suíços, vai afectar um sector que emprega cerca de 20 mil portugueses naquele país. Em causa, segundo Manuel Beja, Conselheiro das Comunidades Portuguesas, está um contrato colectivo que regula “os salários mínimos obrigatórios e todos outros direitos laborais e sociais acordados entre as empresas e os sindicatos”.
Manuel Beja afirma que ao rescindir unilateralmente a Convenção Nacional de Trabalho, a Sociedade suíça de empreiteiros “pretende fugir às condições de trabalho fixadas por ela própria e negociadas com os sindicatos”. Segundo o conselheiro das Comunidades, os empreiteiros propõem que os trabalhadores assumam sozinhos os encargos pelas horas perdidas devido a intempéries. A exigência foi contestada pelos sindicatos, o que, de acordo com Manuel Beja, levou os patrões a rescindirem da Convenção. “Uma atitude irresponsável e de evidente chantagem”, diz.

Consequências desastrosas

O conflito laboral levou milhares de operários da construção civil na Suiça – entre os quais centenas de portugueses – a se manifestarem em Luzerna, no passado dia 29 de Junho. Os trabalhadores contestam a decisão tomada pelo patronato, que, a concretizar-se, tem efeitos a partir de Setembro deste ano. “Trabalhadores e sindicatos temem o pior”, afirma Manuel Beja, sublinhando que a rescisão da convenção nacional do trabalho vai trazer “consequências desastrosas”, já que aquele documento regula “os salários mínimos obrigatórios e todos outros direitos laborais e sociais acordados entre as empresas e os sindicatos”.

Para ler toda a notícia por favor registe-se gratuitamente na nossa área reservada onde pode ter acesso à edição em PDF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.