O acidente de aviação ocorrido hoje em Mbanza Congo, norte de Angola, provocou seis mortos e um número indeterminado de feridos, noticiou a agência noticiosa angolana ANGOP. O aparelho, um Boeing 737, que fazia o percurso Luanda-Mbanza Congo, levava a bordo 78 passageiros. Segundo a ANGOP, o avião embateu ao princípio da tarde numa casa, depois dos pilotos terem tentado uma aterragem de emergência. O aparelho iniciou a aterragem no meio da pista, tendo os pilotos perdido o controlo do avião que embateu contra uma residência, destruindo-a totalmente. Entre as vítimas mortais figuram Manuel Cristóvão "Paciência", administrador municipal de Mbanza Congo e o padre superior da Igreja Católica, George Zulanelo, de nacionalidade italiana. Os feridos, cujo número ainda não foi determinado, encontram-se em estado grave, estando a ser assistidos no Hospital Central do Zaire. As causas do acidente ainda estão por averiguar, adianta a ANGOP.
O acidente com o avião da TAAG ocorreu horas depois da Comissão Europeia ter anunciado a decisão de incluir a empresa angolana na "lista negra" de companhias áreas impedidas de voar no espaço europeu. Em comunicado, o executivo comunitário indica que o Comité de Segurança Aérea deu parecer favorável por unanimidade à quarta actualização da sua "lista negra", que, entre outras alterações, contempla uma interdição de voar em espaço aéreo à TAAG, companhia até agora com voos regulares para Lisboa.
Na sequência do parecer do Comité de Segurança Aérea, a proibição deverá entrar em vigor "nos próximos dias", aponta Bruxelas.
Angola: Seis mortos em queda de avião
Data: