1097 – Batalha de Nicea, da I Cruzada.
1487 – É publicado o primeiro livro impresso em Portugal, intitulado em hebraico “Pentateuco”, actualmente no Museu Britânico, em Londres.
1574 – Guilherme d’Orange convence a Holanda a abrir os diques para obrigar os espanhóis a levantar o cerco a Leyden.
1686 – A Royal Society autoriza a publicação do primeiro dos três volumes dos “Principia” de Isaac Newton (“Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”), com o patrocínio do astrónomo Edmond Halley. A primeira edição integral apareceria a 05 de Julho de 1687.
1793 – Inauguração do Teatro de S.Carlos, Lisboa, com a exibição de “Amore e Riconoscenza”.
1798 – É fundada a Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica.
1805 – Morre, em Lisboa, o intendente-geral da polícia Pina Manique, impulsionador da Casa Pia.
1860 – Abolição dos morgados e capelas existentes em Portugal.
1878 – Inauguração da ponte de Viana do Castelo, construída pela firma Eiffel.
1906 – São fixadas aas fronteiras territoriais da zona demarcada do Douro.
1913 – Criação da Faculdade de Ciências Económicas e Políticas, dirigida por Afonso Costa. Em 1918 tomará o nome de Faculdade de Direito de Lisboa.
1930 – São lançadas as bases da União Nacional, partido único da ditadura do Estado Novo de Oliveira Salazar.
1934 – “Noite das facas longas”, na Alemanha nazi. Adolf Hitler, Goering e Himmler ordenam a morte dos dirigentes da tropa de choque SA.
1936 – É publicado o romance “E Tudo o Vento Levou”, da escritora norte-americana Margaret Mitchell.
1941 – II Guerra Mundial. Holocausto. Tropas romenas, sob a orientação das forças nazis de ocupação, matam 10 mil judeus, nas principais cidades do país.
1942 – II Guerra Mundial. Holocausto. O jornal britânico Daily Telegraph começa a publicar o “dossier” que denuncia a morte de um milhão de judeus, até à data, pelas forças nazis, nos países ocupados.
1960 – É proclamada a independência do Congo Belga, depois Zaire, actualmente República Democrática do Congo.
1961 – Guerra Colonial. É emitido o primeiro comunicado oficial das Forças Armadas portuguesas, anunciando a morte de 50 militares desde o início da guerra, em Angola, a 04 de Fevereiro.
1963 – Entronização do Papa Paulo VI.
1969 – A Nigéria impede a realização dos voos da Cruz Vermelha que garantem a entrega de alimentos no Biafra, onde a fome atinge quatro milhões de pessoas.
1976 – O Decreto-Lei 502/76 institui a EDP, Empresa Pública, que integra a antiga Companhia Portuguesa de Electricidade e a rede nacional de energia.
1978 – A Assembleia Geral da ONU decide substituir a Conferência de Desarmamento de Genebra por um corpo mais amplo de negociação.
1971 – Os astronautas da Soyuz 11 são encontrados mortos, no regresso da nave à Terra.
1986 – Começam, em Pequim, China, as conversações luso-chinesas sobre o futuro de Macau.
1987 – O Soviete Supremo aprova a proposta de reforma de Mikhail Gorbachov, que estabelece nova gestão económica e a primeira legislação da URSS sobre os direitos humanos.
1991 – Portugal ganha, pela segunda vez, o título de Campeão Mundial de Futebol em Sub-20.
– Em Moçambique, são instituídas a liberdade de imprensa, de reunião e manifestação. É dissolvida a polícia política e a actividade económica é aberta à iniciativa privada.
1992 – Os 29 países da NATO e do ex-Pacto de Varsóvia concluem, em Viena, o acordo sobre a limitação de efectivos dos respectivos exércitos.
1998 – As primeiras eleições autárquicas em Moçambique dão a vitória à Frelimo.
1999 – Viagem inaugural do primeiro comboio pendular entre Porto e Lisboa.
2003 – Portugal é eleito em Paris para o Conselho Executivo da Unesco e para a vice-presidência da Comissão Oceanográfica Internacional.
2004 – Euro 2004. A selecção portuguesa de futebol qualifica-se para a final do Campeonato da Europa, com a vitória sobre a Holanda por 2-1.
– A nave Cassini entra na órbita de Saturno.
2005 – Reforma da administração pública. O estatuto de aposentação passa a fixar a idade da reforma aos 65 anos, em vez de 60, ou aos 40 anos de serviço.
– Espanha é o terceiro país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
2006 – Demissão do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Freitas do Amaral, por motivos de saúde. Sucede-lhe Luís Amado, ministro da Defesa, que é substituído por Nuno Severiano Teixeira.
– O presidente da Cinemateca Portuguesa João Bénard da Costa é reconduzido no cargo.