30 de junho de 2017

Data:

1097 – Batalha de Nicea, da I Cruzada.
  
1487 – É publicado o primeiro livro impresso em Portugal, intitulado em hebraico “Pentateuco”, actualmente no Museu Britânico, em Londres.

1574 – Guilherme d’Orange convence a Holanda a abrir os diques para obrigar os espanhóis a levantar o cerco a Leyden.

1686 – A Royal Society autoriza a publicação do primeiro dos três volumes dos “Principia” de Isaac Newton (“Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”), com o patrocínio do astrónomo Edmond Halley. A primeira edição integral apareceria a 05 de Julho de 1687.

1793 – Inauguração do Teatro de S.Carlos, Lisboa, com a exibição de “Amore e Riconoscenza”.

1798 – É fundada a Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica.

1805 – Morre, em Lisboa, o intendente-geral da polícia Pina Manique, impulsionador da Casa Pia.

1860 – Abolição dos morgados e capelas existentes em Portugal.

1878 – Inauguração da ponte de Viana do Castelo, construída pela firma Eiffel.

1906 – São fixadas aas fronteiras territoriais da zona demarcada do Douro.

1913 – Criação da Faculdade de Ciências Económicas e Políticas, dirigida por Afonso Costa. Em 1918 tomará o nome de Faculdade de Direito de Lisboa.

1930 – São lançadas as bases da União Nacional, partido único da ditadura do Estado Novo de Oliveira Salazar.

1934 – “Noite das facas longas”, na Alemanha nazi. Adolf Hitler, Goering e Himmler ordenam a morte dos dirigentes da tropa de choque SA.

1936 – É publicado o romance “E Tudo o Vento Levou”, da escritora norte-americana Margaret Mitchell.

1941 – II Guerra Mundial. Holocausto. Tropas romenas, sob a orientação das forças nazis de ocupação, matam 10 mil judeus, nas principais cidades do país.

1942 – II Guerra Mundial. Holocausto. O jornal britânico Daily Telegraph começa a publicar o “dossier” que denuncia a morte de um milhão de judeus, até à data, pelas forças nazis, nos países ocupados.

1960 – É proclamada a independência do Congo Belga, depois Zaire, actualmente República Democrática do Congo.

1961 – Guerra Colonial. É emitido o primeiro comunicado oficial das Forças Armadas portuguesas, anunciando a morte de 50 militares desde o início da guerra, em Angola, a 04 de Fevereiro.

1963 – Entronização do Papa Paulo VI.

1969 – A Nigéria impede a realização dos voos da Cruz Vermelha que garantem a entrega de alimentos no Biafra, onde a fome atinge quatro milhões de pessoas.

1976 – O Decreto-Lei 502/76 institui a EDP, Empresa Pública, que integra a antiga Companhia Portuguesa de Electricidade e a rede nacional de energia.

1978 – A Assembleia Geral da ONU decide substituir a Conferência de Desarmamento de Genebra por um corpo mais amplo de negociação.

1971 – Os astronautas da Soyuz 11 são encontrados mortos, no regresso da nave à Terra.

1986 – Começam, em Pequim, China, as conversações luso-chinesas sobre o futuro de Macau.

1987 – O Soviete Supremo aprova a proposta de reforma de Mikhail Gorbachov, que estabelece nova gestão económica e a primeira legislação da URSS sobre os direitos humanos.

1991 – Portugal ganha, pela segunda vez, o título de Campeão Mundial de Futebol em Sub-20.
– Em Moçambique, são instituídas a liberdade de imprensa, de reunião e manifestação. É dissolvida a polícia política e a actividade económica é aberta à iniciativa privada.

1992 – Os 29 países da NATO e do ex-Pacto de Varsóvia concluem, em Viena, o acordo sobre a limitação de efectivos dos respectivos exércitos.

1998 – As primeiras eleições autárquicas em Moçambique dão a vitória à Frelimo.

1999 – Viagem inaugural do primeiro comboio pendular entre Porto e Lisboa.

2003 – Portugal é eleito em Paris para o Conselho Executivo da Unesco e para a vice-presidência da Comissão Oceanográfica Internacional.

2004 – Euro 2004. A selecção portuguesa de futebol qualifica-se para a final do Campeonato da Europa, com a vitória sobre a Holanda por 2-1.
– A nave Cassini entra na órbita de Saturno.

2005 – Reforma da administração pública. O estatuto de aposentação passa a fixar a idade da reforma aos 65 anos, em vez de 60, ou aos 40 anos de serviço.
– Espanha é o terceiro país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2006 – Demissão do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Freitas do Amaral, por motivos de saúde. Sucede-lhe Luís Amado, ministro da Defesa, que é substituído por Nuno Severiano Teixeira.
– O presidente da Cinemateca Portuguesa João Bénard da Costa é reconduzido no cargo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.