O Grupo Nabeiro-Delta Cafés, de Campo Maior, reforçou a aposta no sector do vinho com a inauguração da Adega Mayor, um edifício projectado pelo arquitecto Siza Vieira, num investimento orçado em oito milhões de euros.
Localizada na Herdade das Argamassas, junto às vinhas e ao complexo industrial de produção de cafés, a Adega Mayor, um projecto do arquitecto Álvaro Siza Vieira, constitui uma "obra de arte que vai ter a sua mais-valia", declarou à Agência Lusa o empresário Rui Nabeiro.
A construção da adega começou em Dezembro de 2004, sendo o projecto, assim como os desenhos do mobiliário e da iluminação, da responsabilidade de Siza Vieira. O Grupo Nabeiro, que está a apostar no sector do vinho, através da Sociedade Empreendedora de Agricultura e Turismo (SEATUR), começou a produzir em 2002, embora sem adega própria, mas o equipamento agora inaugurado está dotado da mais avançada tecnologia. A nova adega vai permitir, segundo Rui Nabeiro, "melhorar a qualidade do vinho e aumentar a produção". "A nossa principal aposta é produzir vinhos de qualidade", afirmou o empresário explicou que a SEATUR tem cerca de 60 hectares de vinha, o que, disse, "ainda não dá para fazer grandes voos". "Não queremos arrancar com demasiada força, mas sim paulatinamente, visto que o mercado interno está quase saturado. Queremos reforçar a aposta no mercado externo", afirmou.
De acordo com Siza Vieira, o rectângulo 40×120 metros da adega assenta na cavidade existente e ergue-se em muros quase cegos de nove metros de altura. No topo Sudoeste da construção situa-se o acesso da carga e de visitantes. O volume correspondente eleva-se um piso mais, dando acesso ao terraço panorâmico. No topo oposto situa-se o cais de entrega da produção. No espaço entre os dois topos, segundo Siza Vieira, estende-se em paralelo o complexo percurso de produção e a penumbra do armazenamento.
A produção de vinho de 2006 foi já efectuada na nova adega, que conta ainda com uma loja de vinhos. A SEATUR produz actualmente cerca de 350 mil garrafas de vinho por ano, 90 por cento tinto, segundo Rui Nabeiro, e a exportação está numa fase experimental, apenas com uma pequena percentagem, dois por cento das vendas, sobretudo para os mercados de França e Espanha. O enoturismo é outra área que a empresa pretende também desenvolver, através de visitas à adega e ao complexo industrial de produção de cafés, provas de vinho e serviço de refeições, aproveitando as infra-estruturas do Grupo Nabeiro. A empresa, que conta com o suporte técnico do enólogo Paulo Laureano, produz os vinhos Monte Maior, Reserva do Comendador, Garrafeira do Comendador e Touriga Nacional, que já conquistaram alguns prémios em Portugal, França, Bélgica e Inglaterra. A SEATUR emprega 40 pessoas e possui cerca de 60 hectares de vinha, nas herdades das Argamassas e da Godinha.
Grupo Nabeiro inaugura adega projectada por Siza Vieira
Data: