Grupo Nabeiro inaugura adega projectada por Siza Vieira

Data:

O Grupo Nabeiro-Delta Cafés, de Campo Maior, reforçou a aposta no sector do vinho com a inauguração da Adega Mayor, um edifício projectado pelo arquitecto Siza Vieira,  num investimento orçado em oito milhões de euros.
Localizada na Herdade das Argamassas, junto às vinhas e ao complexo industrial de produção de cafés, a Adega Mayor, um projecto do arquitecto Álvaro Siza Vieira, constitui uma "obra de arte que vai ter a sua mais-valia", declarou à Agência Lusa o empresário Rui Nabeiro.
A construção da adega começou em Dezembro de 2004, sendo o projecto, assim como os desenhos do mobiliário e da iluminação, da responsabilidade de Siza Vieira. O Grupo Nabeiro, que está a apostar no sector do vinho, através da Sociedade Empreendedora de Agricultura e Turismo (SEATUR), começou a produzir em 2002, embora sem adega própria, mas o equipamento agora inaugurado está dotado da mais avançada tecnologia. A nova adega vai permitir, segundo Rui Nabeiro, "melhorar a qualidade do vinho e aumentar a produção". "A nossa principal aposta é produzir vinhos de qualidade", afirmou o empresário explicou que a SEATUR tem cerca de 60 hectares de vinha, o que, disse, "ainda não dá para fazer grandes voos". "Não queremos arrancar com demasiada força, mas sim paulatinamente, visto que o mercado interno está quase saturado. Queremos reforçar a aposta no mercado externo", afirmou.
De acordo com Siza Vieira, o rectângulo 40×120 metros da adega assenta na cavidade existente e ergue-se em muros quase cegos de nove metros de altura. No topo Sudoeste da construção situa-se o acesso da carga e de visitantes. O volume correspondente eleva-se um piso mais, dando acesso ao terraço panorâmico. No topo oposto situa-se o cais de entrega da produção. No espaço entre os dois topos, segundo Siza Vieira, estende-se em paralelo o complexo percurso de produção e a penumbra do armazenamento.
A produção de vinho de 2006 foi já efectuada na nova adega, que conta ainda com uma loja de vinhos. A SEATUR produz actualmente cerca de 350 mil garrafas de vinho por ano, 90 por cento tinto, segundo Rui Nabeiro, e a exportação está numa fase experimental, apenas com uma pequena percentagem, dois por cento das vendas, sobretudo para os mercados de França e Espanha. O enoturismo é outra área que a empresa pretende também desenvolver, através de visitas à adega e ao complexo industrial de produção de cafés, provas de vinho e serviço de refeições, aproveitando as infra-estruturas do Grupo Nabeiro. A empresa, que conta com o suporte técnico do enólogo Paulo Laureano, produz os vinhos Monte Maior, Reserva do Comendador, Garrafeira do Comendador e Touriga Nacional, que já conquistaram alguns prémios em Portugal, França, Bélgica e Inglaterra. A SEATUR emprega 40 pessoas e possui cerca de 60 hectares de vinha, nas herdades das Argamassas e da Godinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.