No Canadá, os portugueses vão festejar o 10 de Junho com os olhos postos no campeonato Mundial de Futebol de Sub-20 que decorrerá no país, com a participação da Selecção das Quinas.
De destacar este ano, a primeira organização em Junho do «Mês da Herança Portuguesa», centrada em Gatineau, cidade junto à capital canadiana, Otava, após o município ter declarado o carácter oficial destas celebrações. Quase 50 mil portugueses e luso-descendentes deverão prestigiar as festas lusas de Gatineau, a contar com a adesão das comunidades e associados das associações portuguesas de Gatineau e Otava. Ao estrear-se com o Mês da Herança Portuguesa, Gatineau segue os passos da Colúmbia Britânica, na costa oeste do Canadá, onde desde 2006 se realizam também em Junho, festividades das raízes portuguesas, na sequência da declaração do Procurador-Geral e Ministro do Multiculturalismo desta província, Wally Oppal.
Toronto e Montreal, outras duas cidades com fortes comunidades portuguesas, organizam as festas da «Semana de Portugal», com programas que no caso de Toronto se estendem ao longo do mês de Junho, sendo famoso o seu desfile do Dia de Portugal ao longo da rua Dundas, onde estão demarcadas o «Portugal Village» e o bairro açoriano. Este ano há «um gostinho adicional»: a selecção portuguesa participa no Mundial de sub-20, que se realiza no Canadá de 30 de Junho a 22 de Julho.
Os três jogos da selecção portuguesa de sub-20 na fase inicial do Mundial vão decorrer lugar em Toronto e em Montreal, para grande alegria das comunidades portuguesas residentes nas duas grandes áreas urbanas, que não perdem tempo a correr às bilheteiras. As festas lusas no Canadá incluem o futebol, não fosse este o desporto-rei dos portugueses.
A Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO), organizadora da XX edição da Semana de Portugal em Toronto tem agendado para dia 29 de Junho um jantar convívio da comunidade, alusivo à participação da selecção lusa de sub-20 no Campeonato Mundial de Futebol. Mas o concerto da banda portuguesa Xutos e Pontapés a 9 de Junho no Parque Trinity Bellwoods será um dos pontos altos das festividades em Toronto.
Por seu turno em Montreal, está programada para hoje, 8 de Junho, uma apresentação oficial do Mundial sub-20 organizada pelo Soccer Canada. Montreal se, aliás, o palco as comemorações oficiais portuguesas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades no Canadá, com uma sessão comemorativa no Parque de Portugal, na qual estará presente o Embaixador de Portugal, João Pedro da Silveira Carvalho, e outras individualidades diplomáticas e da comunidade. Na Colúmbia Britânica, as associações portuguesas promovem o segundo ano do «Mês da Herança Portuguesa». A fadista luso-canadiana Sara Marreiros e a cantora açoriana Helena Lavouras e o seu quarteto actuarão no âmbito das festividades do Mês da Herança Portuguesa.
Estima-se que no Canadá exista cerca de meio milhão de portugueses, a residirem sobretudo nas regiões do Ontário – com fortes concentrações em Toronto, Otava e Gatineau -, Quebeque e Colúmbia Britânica.
Milhares em Newark
Nos Estados Unidos, Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, representa o governo português nas celebrações do Dia de Portugal junto da comunidade portuguesa de Newark.
As celebrações abriram oficialmente no dia 26 de Maio, com o hastear da bandeira portuguesa no City Hall de Newark. Mas será nos dias 9 e 10 de Junho que irão mobilizarão milhares de pessoas ao longo da Ferry Street, a rua principal do «bairro português» da cidade, o Ironbound.
A maior participação popular, ocorre tradicionalmente no arraial marcado para a noite de amanhã, 9 de Junho, e na parada prevista para o dia seguinte ao longo da Ferry Street. Os «grand marshals» da parada deste ano são o presidente da Câmara de Newark, Corey Booker, e o embaixador de Portugal em Washington, João de Vallera.
Os dois receberão as faixas de «grand marshal» durante um almoço a 10 de Junho no Sport Clube Português, durante o qual serão também entregues as medalhas de ouro da Fundação Bernardino Coutinho aos presidentes da Câmara de Perth Amboy, Joe Vas, e de Mineola, Nova Iorue, Jack Martins, e ainda ao presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes. O autarca de Vila Nova de Gaia aproveita a sua estada para promover investimentos no concelho a que preside, estando previstos encontros com empresários na área consular de Newark e de Nova Iorque.
Um mês de festa em França
Em França, as comemorações oficiais, organizadas pela Embaixada de Portugal, iniciaram-se a 26 de Maio e prolongam-se até 30 de Junho. Para o fim de tarde de hoje, está marcado um cocktail para a comunidade portuguesa, no Consulado de Portugal em Paris. No domingo, 10 de Junho, vai ser celebrada uma missa solene, às 18h30, na Catedral de Notre Dame. Dois dias depois irá decorrer uma homenagem a Luis de Camões e, às 12h30, uma recepção a entidades francesas e corpo diplomático, na Embaixada de Portugal.
Do programa de comemorações do Dia de Portugal, destaque ainda para a festa da Rádio Alfa, no dia 17, no Parc dês Loisirs em Créteil, com início marcado para as 15h30. A 21 de Junho vai ter lugar a «Féte de la Musique», um concerto a realizar nos jardins do Consulado de Portugal em Paris. (…)
Deixe um comentário