Idanha-a-Velha: Uma freguesia solidária

Data:

É uma das mais pequenas freguesias do País e lá as coisas funcionam de modo diferente. Em Idanha-a-Velha, os cerca de 50 habitantes dizem ser praticamente uma família e, quando há eleições para a Junta de Freguesia, votam em plenário.
Em Idanha-a-Velha, aldeia histórica do distrito de Castelo Branco cujas origens remontam à época romana, os cerca de meia centena de residentes assumem-se unidos, votam em plenário para a junta de freguesia e assim anseiam continuar. Sede de uma das mais pequenas freguesias do país, o núcleo habitacional da povoação granítica – casas de fachadas em cantaria e portas em madeira – estende-se por poucas centenas de metros, entre a Sé catedral, a torre de menagem templária e a muralha norte.
Idanha-a-Velha tem pouco mais de meia centena de habitantes – na grande maioria idosos – e 94 eleitores recenseados, incluindo quem é obrigado a residir em povoações das redondezas por ausência de novas habitações na aldeia. "Aqui são todos vizinhos, mesmo que não queiram. Quando há alguém doente todos ajudam, quando alguém se casa todos são convidados, a não ser que haja alguma rixa familiar", afirma Maria da Graça Marrocos, técnica do centro de convívio da terceira idade e responsável pelo futuro centro de dia e apoio domiciliário. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.