Nazaré: Arte Xávega anima praia até fim de Junho

Data:

A arte xávega, um dos mais tradicionais tipos de pesca da Nazaré, regressa ao areal da praia. Desde 12 de Maio e até ao final de Junho, todos os sábados, a partir das 17 horas, e sempre que as condições atmosféricas e de mar o permitam, a reconstituição esta ancestral arte da pesca pode ser acompanhada pelos populares.

A iniciativa, promovida desde há vários anos pela Câmara Municipal da Nazaré com o apoio da Região de Turismo Leiria/Fátima e da Associação Comercial, Industrial e Serviços da Nazaré, tem como principal objectivo a animação do areal da praia da Nazaré e a divulgação da cultura marítima local, através da recriação desta forma de pesca.

Levada a cabo por uma das companhias ainda existentes na Nazaré conhecedoras das lides da xávega, e enquadrada pelo cenário natural da enseada e do promontório da Nazaré, a reconstituição transforma-se numa mostra dos rituais de um passado que se pretende preservar e dar a conhecer, não só aos visitantes, mas também às gerações mais novas.

Dessa forma, e à semelhança do que acontecia quando a xávega era uma arte de pesca ainda em uso, os pescadores lançam as redes de manhã, a partir das suas embarcações, em zonas específicas do mar, ao largo da costa, designadas por «lances», conhecidos pelos pescadores a partir dos chamados enfiamentos dos sinais de terra e de mar.

À tarde, as redes são recolhidas, a partir de terra, por pescadores e peixeiras, naquele que é o momento mais emblemático da arte xávega. O peixe capturado é, posteriormente, vendido numa improvisada lota de praia, frente à Praça Sousa Oliveira, reconstituindo também os antigos processos de venda, nomeadamente o «chui» – o sinal de compra do pescado. A arte xávega caiu em desuso nas últimas décadas do século XX, devido a factores de ordem económica e social e, sobretudo, pelo avanço da tecnologia de captura de pescado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.