O Presidente da República, Cavaco Silva, dá hoje posse ao novo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que substitui António Costa, escolhido como candidato do PS à Câmara de Lisboa.
Na mesma altura são empossados os restantes membros do executivo abrangidos pela remodelação provocada pela candidatura de António Costa às eleições para a principal câmara do país, marcadas para 1 de Julho.
Rui Pereira, eleito há pouco mais de um mês juiz conselheiro do Tribunal Constitucional (TC), ao contrário de António Costa, não será ministro de Estado.
Nesta remodelação é criada uma nova secretaria de Estado da Modernização Administrativa, ocupada por Maria Manuel Leitão Marques.
Da equipa que estava com António Costa mantém-se José Magalhães como secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Ascenso Simões como secretário de Estado da Protecção Civil e Fernando Rocha Andrade como subsecretário de Estado da Administração Interna.
Eduardo Cabrita, secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, mantém-se no cargo, mas passa para a dependência directa do primeiro-ministro, José Sócrates.