Hospital Portugues da Bahia criou projecto pioneiro

Data:

Projecto pioneiro idealizado pelo Hospital Português da Bahia (HPB), as Unidades Móveis de Saúde oferecem um atendimento médico gratuito aos moradores de bairros carenciados das cidades de Salvador e Lauro de Freitas, no estado da Baía, nordeste do Brasil. Implantado em Abril de 2000 pelo HPB – um hospital fundado há 150 anos pela comunidade portuguesa de Salvador e que hoje é uma referência em cuidados de saúde no Brasil, o trabalho realizado nas Unidades Móveis de Saúde (UMS) contabilizava até Janeiro deste ano, mais de 270 mil consultas gratuitas nas áreas de pediatria e ginecologia.

Silvana Regia, 34 anos, chegou cedo. Moradora num bairro periférico e carenciado da cidade de Salvador, estava à espera de ser atendida, juntamente com os filhos, Caio, 7 anos e Sílvia, 4 anos. Era a segunda vez que ela e os filhos iriam ser consultados na Unidade Móvel de Saúde (UMS) que naquele dia estava estacionada no parque da igreja.

“Assim que me falaram, vim logo, cheguei cedo, às oito horas”, diz. Passavam poucos minutos das dez e Silvana não iria esperar muito mais. Mas se tivesse que, ser, não se importaria. Para quem, como Silvana, não tem condições de pagar um plano de saúde privado, as consultas gratuitas oferecidas pela UMS não podem ser desperdiçadas. “Vale a pena esperar”, como confirmou ao Emigrante/Mundo Português. Para Silvana, as consultas não são o único factor que a faz estar ali. “As informações que dão também são importantes”, explica, “assim como o carinho no atendimento, a dedicação às crianças”. “Os profissionais (médicos e enfermeiras) aqui estão mais «abertos» para atender”, completa ainda, numa alusão à disponibilidade que sente por parte daqueles profissionais de saúde em ouvirem as suas apreensões, sejam elas quais forem.

Desde 2000

 

A primeira Unidade Móvel de Saúde (UMS) foi lançada em Abril de 2000. Um ano depois, em Novembro de 2001 foi para a rua a segunda unidade e a terceira chegou em Setembro de 2003. Estes três veículos, adquiridos pelo Hospital Português da Bahia (HPB), foram especialmente planeados para a assistência às populações carenciadas dos bairros periféricos das cidades de Salvador e Lauro de Freitas, no estado da Baía.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.