Açude insuflável devolve o rio à cidade de Águeda

Data:

A autarquia de Águeda, apresentou em Abril o projecto de instalação de um açude insuflável no rio Águeda, uma obra que visa a criação de um espelho de água no trecho de rio que atravessa a cidade.
Gil Nadais, presidente da autarquia, revelou que a localização da estrutura será nas proximidades do edifício da antiga Junta Nacional do Vinho, em Paredes. A obra, segundo o autarca, tem como objectivo devolver o rio à cidade e às populações ribeirinhas, sendo vital para a promoção da prática de desportos aquáticos, actividades de lazer, e para a promoção de Águeda como destino turístico. Associado ao projecto está ainda a criação de um parque ribeirinho que pretende aproximar os habitantes ao rio, e ser “um pólo de atracção à cidade”.

Solução económica

O açude consiste em traços gerais numa manga de borracha espessa e cablada internamente que cheia de ar ficará ancorada ao fundo do rio através de uma base em betão. A manga de ar – cuja pressão é controlável de acordo com as condições do rio – terá 52 metros de comprimento e 2,2 metros de altura, sendo que o sistema está preparado para a esvaziar assim que a água atinja 2,40 metros de altura.
Trata-se de uma solução mais económica, segundo a autarquia, quando comparada com um açude tradicional, significando “a poupança de um milhão e duzentos mil euros. “Um açude tradicional para a mesma localização está orçado em dois milhões de euros, enquanto que o açude insuflável está contabilizado em oitocentos mil euros”, destaca ainda a autarquia em nota de imprensa.

Para ler toda a notícia por favor registe-se gratuitamente na nossa área reservada onde pode ter acesso à edição em PDF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.