O Portimonense reacendeu as esperanças de permanência na Liga de Honra com uma vitória sensacional no terreno do Rio Ave, que não perdia desde finais de Outubro e que foi agora apanhado pelo Leixões no topo da tabela.
Num dos resultados mais inesperados da 26ª jornada, o Portimonenses, penúltimo classificado da Liga de Honra, impôs (2-1) a segunda derrota do Rio Ave em Vila do Conde, feito que esta época só tinha sido alcançado pelo Leixões, que venceu o concorrente ao título da Honra na sétima jornada, também por 2-1. Imbatível desde a oitava ronda (goleado na visita ao Feirense por 4-1), o Rio Ave "tropeçou" na recepção a um clube que se encontra ainda abaixo da "linha de água", mas tem agora a salvação a apenas um ponto, distância que o separa do Olivais e Moscavide, derrotado por 1-0 em casa do "lanterna vermelha", o Desportivo de Chaves.
Praticamente condenado à descida, o clube flaviense, a dez pontos do Portimonense e a 11 do antepenúltimo, teve papel decisivo neste impulso dos algarvios, que não perdem há quatro jornadas e somaram o segundo triunfo consecutivo fora de casa. Na parte de cima da tabela, o Leixões aproveitou da melhor forma o inesperado resultado do Portimonense, passando para a frente da classificação, embora com os mesmos pontos que os vila-condenses, depois de bater em casa o Vizela. Em Vila do Conde, Braima deu o primeiro sinal da surpresa que se avizinhava quando inaugurou o marcador a favor do Portimonense, aos 21 minutos.
Nas compensações antes do intervalo, Delson ainda repôs a igualdade, novamente desfeita para os forasteiros a 11 minutos do final, por intermédio de Maxi Bevacqua. Além do Leixões, que ganhou ao Vizela com dois golos em menos de dez minutos (Jorge Gonçalves, aos 24, e Moita, aos 33), o Vitória de Guimarães foi outro dos interessados nesta derrota do Rio Ave, pois ficou a cinco pontos da promoção. Os vimaranenses ganharam na Trofa com um golo solitário de Otacílio, aos 16 minutos, e preparam-se agora para receber o Rio Ave, no grande jogo da 27ª jornada, que pode relançarem definitivo o Vitória no caminho da primeira liga. Ao contrário do clube de Guimarães, o Santa Clara parece ter "abdicado" definitivamente da subida. Perdeu em casa com o Varzim, por 1-0, e está agora a nove pontos da dupla que lidera o campeonato.