A fim de divulgar as colecções do Museu, uma actividade que teve início o ano passado, mais uma das iniciativas da dinâmica Directora desta instituição, Dalila Rodrigues, foram instituídas as visitas guiadas a dez obras de referência do MNAA, que têm lugar todas as últimas quartas-feiras de cada mês, pelas 18 horas, em horário pós-laboral, e que têm tido o maior sucesso, com uma aderência de duzentas pessoas por sessão.
Com entrada gratuita, estas visitas são feitas em diálogo, pelos dois técnicos do museu, método que acaba por envolver os visitantes que podem desta forma participar activamente após a apresentação da peça. Para este ano, excluindo os meses de Agosto e Dezembro, foram escolhidas várias obras de diferentes temas e épocas das quais podemos referir a Virgem com o Menino de Hans Memling, uma Pintura do sec. XV, o Relicário da Rainha D. Leonor, uma obra de Ourivesaria do Sec. XVI ou o Contador Mogol, uma peça de Mobiliário do sec. XVII.
A não perder.
Uma exposição de pintura e escultura medieval
A exposição actual que está patente ao público desde o dia 1 de Março e que poderá ser visitada até ao dia 17 de Junho, "O Brilho das Imagens", é uma exposição onde podemos apreciar obras de pintura e escultura que foram seleccionadas da colecção de arte medieval do Museu Nacional de Varsóvia. Para a selecção destas obras o critério utilizado foi a demonstração da evolução das principais expressões criativas e das declinações formais da arte gótica num vasto espaço territorial centro-europeu, obras que surpreendem não só pela escala e magnificência visual de muitas das imagens, como também pela complexidade dos seus referentes plásticos face a modelos e centros polarizadores, a Itália e a Flandres, da arte ocidental europeia durante a Baixa Idade Média. As obras expostas propôem uma franca percepção das relações entre centros e periferias artísticas num largo período histórico que vai do sec. XII ao sec. XVI, estimulando também, nesse contexto um diálogo fundamental com a diversidade do próprio acervo do MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga, em pintura e escultura.
Os Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga
Com uma jóia anual de vinte e cinco euros, qualquer pessoa poderá ter acesso a todas as beneces que são oferecidas a quem quiser fazer parte do grupo dos apaixonados desta instituição tão valiosa, considerada como o ex libris do património português, um dos maiores museus do mundo.
Através de uma ficha de inscrição que pode ser impressa através do site www.gamnaa.com todos os interessados poderão, a partir do momento da sua inscrição, usufruir de todas as vantagens que esta "participação amigável" nesta relíquia do nosso mais valioso património lhe pode oferecer.
A partir da data da inscrição e como Amigo do Museu terá entradas no museu com visitas guiadas grátis, newsletter com informação sobre as actividades do grupo que será enviada por correio ou por e-mail, desconto de 50% nos cursos organizados, 10% de desconto nos produtos em exposição na loja do museu, desconto no restaurante, visitas guiadas a outros museus também grátis, visitas culturais organizadas ao estrangeiro ou no país e acesso à Festa do Dia do Amigo que terá lugar nos Jardins do Museu, como já vem sendo hábito.
Para mais informações relacionadas com "Os Amigos do Museu" poderá contactar Clara Sousa, Museu Nacional de Arte Antiga, Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa, telefone 00351213912800, www.mnarteantiga-ipmuseus.pt